quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que é Baixa Inibição Latente

 

Inibição Latente é um mecanismo inconsciente nos animais e seres humanos. No nosso dia a dia somos bombardeados por diversos estímulos como sons, cheiro, visão, textura e muitos outros. A inibição latente serve para fazer a mente ignorar os estímulos inúteis. A pessoa ou o animal percebe só o necessário. Quando essa inibição é baixa, a mente é capaz de absorver praticamente todos os estímulos que chegam até ela. 

  

  Através de testes psicológicos, os cientistas conseguiram  demonstrar que as pessoas criativas tem baixos níveis de Inibição Latente ou Baixa Inibição Latente (B.I.L.). Mas é necessário um QI acima da média para conseguir lidar com tantos estímulos chegando ao mesmo tempo. Caso contrário a pessoa pode ter perturbações mentais. 

  

   A Baixa Inibição Latente, associada à criatividade, também está presente em perturbações mentais, como a esquizofrenia, que a apresenta em seus estágios iniciais de desenvolvimento, acompanhada de grande introspecção, conhecimento místico e experiências religiosas em razão de alterações químicas no cérebro. 


*Algumas informações foram tiradas da Wikipedia

* Saiba mais aqui nesse link.



5 comentários:

  1. Olá, meu namorado tem B.I.L. Eu queria saber como faço para ter uma relação bacana com ele, pq ele vive mudando humor. Eu quero poder ajudar, pois gosto muito dele nossa relação está no começo e ta sendo difícil para mim por enquando, eu preciso saber se essas alterações de humor são normais? Se puder ne ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho a baixa inibição latente, isso varia dentre as pessoas. Tanto para bom, quanto para ruim. Graças a minha genética e deus tive seu lado bom, antes eu não conhecia este termo e só descobri através de uma avaliação clinica. A questão é que depois do diagnostico nada mudou, e pude perceber o por quê de as pessoas serem tão normais, a ponto de não repararem o que há em seu entorno. Meu humor realmente é instável, não a ponto de ser bipolar, mas por que tudo ao meu redor influencia nisso, e não é uma alteração grave e sim para mim algo normal, não sou especial, e sim simplesmente uma pessoa normal que luta pela grande sensibilidade que têm e por buscar sempre a perfeição em tudo que faço.

      Excluir
  2. Olha brigado pela dica de cada um de vcs,acabei de descubri a minha inibição latente não porque fui em algum psicólogo mais sim porque meu dia dia fez-mi entender que as minhas práticas + ação= a uma análise.

    ResponderExcluir