quinta-feira, 3 de julho de 2014

TESTE DE PERSONALIDADE


    O teste de personalidade ou classificação tipológica de Myers Briggs (do inglês Myers-Briggs Type Indicator - MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. 

 

Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. 


 O CPP Inc., editor do instrumento MBTI, o chama de "a avaliação de personalidade mais amplamente utilizada no mundo", com até dois milhões de avaliações administradas anualmente. O CPP e outros defensores afirmam que o indicador atende ou ultrapassa a confiabilidade de outros instrumentos psicológicos e inclui relatos do comportamento individual. 


 Estudos têm encontrado divergências frente à validade, consistência interna e confiabilidade (teste-reteste), mesmo havendo sido observadas algumas oscilações. Entretanto, alguns psicólogos acadêmicos criticaram o indicador, afirmando que este "carece de dados válidos convincentes". 


 O uso do MBTI como um prognosticador do sucesso profissional não recebe suporte em estudos, e seu uso com este propósito é expressamente desencorajado no Manual.



Entenda as letras:


Extroversão                Introversão

Sensorial                     INtuição 

Razão (Thinking)        Sentimento (Feeling)

Julgamento                 Percepção


EXTROVERTIDO (E): Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

INTROVERTIDO (I): Obtém sua energia quando estão envolvidos com idéias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

SENSORIAIS (S): Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

INTUITIVOS (N): Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças e experiências pessoais. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas.

RACIONALISTAS (T): Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.

SENTIMENTAIS (F): Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

JULGADORES (J): Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

PERCEPTIVOS (P): Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

Saiba mais AQUI 


FAÇA O TESTE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário